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domingo, 8 de agosto de 2010

Rio Preto ganha 37 veículos por dia!!!


Congestionamento de veículos na avenida Comendador Vicente Filizola, em Rio Preto


A frota de Rio Preto aumentou 70% nos últimos oito anos, passando de 154.256 veículos em 2001 para 262.321 no ano passado, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No período, as ruas e avenidas da cidade ganharam, em média, 1.110 veículos por mês, ou 37 por dia. De acordo com o último levantamento do Denatran, referente a abril deste ano, Rio Preto já possui 268.442 veículos - menos de um veículo para cada duas pessoas.

A motocicleta foi o tipo de veículo mais adquirido pelos rio-pretenses entre 2001 e 2009. Com a compra facilitada pelos financiamentos, a quantidade de motos mais que dobrou no período (aumento de 118,5%). Na segunda posição da lista aparecem os micro-ônibus, cuja frota cresceu 60,7%. Os carros ocupam o quarto lugar na relação, com 54,7% (veja lista completa no quadro ao lado).

O crescimento preocupa a Secretaria Municipal de Trânsito, que descarta a implantação de rodízio de veículos no Centro e na região do bairro Redentora, proposta pelo Ministério Público durante reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Trânsito, no fim de julho. “Pelo menos nos próximos cinco anos, o rodízio não será necessário”, afirma o secretário Aparecido Capello.

Outra medida rejeitada pela secretaria até o momento é a criação de faixas exclusivas para motociclistas, já utilizada em cidades como São Paulo e Santos, por exemplo. “A faixa exclusiva pode aumentar os atropelamentos e os acidentes entre as motos e outros veículos, quando esses fizerem a conversão à esquerda.”, afirma Jorge Noronha, chefe do departamento de engenharia da pasta.

Pequenas mudanças de comportamento dos motoristas, segundo Capello, podem evitar, por enquanto, maiores engarrafamentos nos pontos críticos. “Os motoristas estão aprendendo a sair de casa um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde para o trabalho pela manhã, e encerrando o serviço mais cedo ou mais tarde no fim do dia”, diz o secretário. “Se eles (motoristas) evitarem sair às ruas por volta das 8h e das 18h, perderão menos tempo no trânsito.”

Mudanças

Além de apostar na boa vontade dos motoristas, a Secretaria de Trânsito tem outras propostas para evitar o caos nas ruas e avenidas da cidade, devido ao aumento vertiginoso da frota. Nenhuma das medidas, no entanto, tem prazo para ser executada.

A primeira seria eliminar a faixa para estacionamento nas avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló. “Com o acréscimo de uma faixa para rodagem, cerca de 1,5 mil veículos a mais poderiam entrar nas avenidas a cada hora”, diz Noronha.

Outro benefício seria a contratação de mais 100 guardas municipais que passariam por treinamento para atuar no trânsito. “Eles terão a missão de orientar o trânsito, sem aplicar multas”, afirma. “Nos horários de pico, os guardas serão deslocados para os pontos críticos para evitar a formação de congestionamentos.”

Medidas como campanhas de incentivo à carona também estão na pauta da secretaria. “Da mesma forma que dois, três pais se organizam para revezar na tarefa de levar os filhos para a escola, seria importante que os trabalhadores de empresas de determinada região e que moram próximos tivessem esse comportamento”, diz o secretário.

Radical

Segundo Noronha, daqui a 20 ou 30 anos, o aumento da frota forçará uma intervenção radical nas avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló. “O trânsito delas (avenidas) precisará ser alterado para um sentido único. Ou seja, os veículos nas seis faixas de rodagem das duas pistas de cada avenida seguirão na mesma direção. Enquanto uma avenida levará os veículos para o Centro, a outra terá fluxo contrário”, diz. “O trânsito é uma questão lógica: em determinado momento as ruas da cidade não suportarão tantos veículos, e outras medidas parecidas precisarão ser tomadas.”

Bruno Xavier- Diarioweb

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